top of page

Sobre

A página "Sobre" está em construção, ainda estou desenvolvendo esse texto... um dia ele fica pronto. Esse é um site de fotografia e textos certamente não serão o forte.

A ideia é colocar aqui algumas informações sobre o site e informações sobre a minha história com a fotografia.

Desde a primeira câmera caixote, a formação pela Escola Panamericana de Arte e os trabalhos profissionais que desenvolvi lá com o fotógrafo Cláudio Suplicy para a L'Oréal, circuladores de ar BomClima (será que alguém ainda lembra eles?), freezers MetalFrio, um óleo para fritura que eu não lembro a marca (Salada?) mas serviu muito para aprender com se fotografa um ovo frito sem fritar o ovo e por aí vai.

 

Tem muita história, algumas saem da fotografia e passam pelo cinema publicitário na Diana Cinematográfica (hoje Casablanca) e pela televisão, na TVS (hoje SBT). Talvez eu as coloque numa futura área, algo como um blog.

Quero falar um pouco também de outras experiências e formação como fotógrafo, como a que tive com o fotógrafo norte-americano George Learly Love (1937-1995) e a incrível fotógrafa suíça radicada nos EUA, posteriormente naturalizada brasileira, Claudia Andujar, isso já na faculdade de comunicação. 

Por enquanto deixo aqui o que considero tenham sido a minha primeira e a última câmeras analógicas e uma foto como exemplo das experiências fotográficas com cada uma delas.

 

Entre e fique à vontade! 

Veja as galerias de fotos, espero que goste. Se gostar de alguma em especial, veja a aba 

"Prèt-à-Porter". Lá tem fotos à venda, são quadros prontos, emoldurados, em tiragem reduzida com no máximo 25 exemplares e certificado. Vão ficar muito bem na sua parede ou na parede de alguém especial que você esteja querendo presentear. 

Quadro fotográfico

As câmeras mais emblemáticas

Câmera Kapsa 6x9

Kapsa Pinta Vermelha

Essa talvez tenha sido a minha primeira câmera, pelo menos é a primeira que eu me lembro bem.

Fabricada a partir da década de 50 pela D.F.Vasconcelos, incorporava uma novidade tecnológica incrível para esse tipo de câmera: diafragma com três regulagens, F22, F16 e F11, para dias ensolarados, nublados e escuros.

Além disso, a objetiva Vascromat 110 mm permitia 3 ajustes de foco, perto, longe e infinito.

Um excelente começo para qualquer fotógrafo.

A foto é uma vista do meu quarto, na casa da Vila, captada com a Kapsa em 1965. Pretos profundos e uma gama de cinzas surpreendente para uma câmera caixote operada por uma criança.

Foto com a Kapsa
Câmera Minolta 16mm

Minolta 16mm Model P

Ganhei do meu avô em 1966 essa câmera subminiatura estilo espião lançada pela Minolta no início da década de 60. 

A foto foi feita com ela um ano depois, nas férias de julho/1967 em Araxá, MG e mostra o Grande Hotel visto a partir de um caminho de terra que contornava a Lagoa do Barreiro.

Apesar de muito maltratada pelo tempo, chama atenção a composição, equilíbrio, enquadramento e a definição clara dos quatro planos: o caminho, o lago, o hotel e a montanha. Um resultado interessante pelos poucos recursos da câmera e a mínima experiência do fotógrafo na época.

Foto com a Minolta
Câmera Asahi Pentax 35mm

Asahi Pentax Spotmatic SP

1973

A minha primeira câmera considerada profissional, reflex com lentes intercambiáveis e a primeira com medição de luz TTL (Through-the-Lens), um luxo pra época.

Usei durante o curso na Escola Panamericana de Arte, na faculdade e por muitos e muitos anos, até ser aposentada pelas câmeras digitais.

Continua comigo até hoje, funcionando.

A foto "Fila por 2" foi feita com ela, na construção da Nova Paulista, em frente ao Edifício Gazeta, em meados da década de 70.

Foto com a Asahi Pentax
bottom of page